sexta-feira, 6 de março de 2009

Geladeira sem eletricidade

No norte da Nigéria 90% das pessoas não têm acesso a energia elétrica. A comida fresca deve ser imediatamente comida para que não estrague. Bem, isso foi antes da invenção do gênio Mohammed Bah Abba.


Mohammed é um professor local, que inventou um sistema de refrigeração de comida usando apenas areia, água, um pano e dois jarros. O funcionamento é simples: Um jarro menor é colocado dentro de um maior e o espaço entre eles preenchido com areia molhada, e um pano molhado cobre tudo. A água da areia evapora naturalmente levando calor embora do pote e consequentemente resfriando a comida.


A invenção rendeu a Mohammed o prêmio Rolex de 75000 dólares. Ele está usando o dinheiro para poder levar sua invenção a o maior número de pessoas em seu país. Frutas que passavam dias para estragar agora podem ficar até um mês em seu "refrigerador" sem problemas.

E tem gente que teima que o talento não é uniformemente distribuído no mundo. Quantos Mohammeds existiriam se todos na África tivessem acesso a educação e comida?

Link que pode interessar:

Time.com: Invention of the year - Food Cooling System

Nenhum comentário:

Postar um comentário