segunda-feira, 9 de março de 2009

El País: "Obama quiere el petróleo de Lula"

Lembro-me bem que um "bom" "argumento" para defender as privatizações que aconteceram no Brasil há um tempo era essencialmente que uma instituição pública, por definição, não funciona. Inclusive ainda existe gente pensando assim. A estratégia do governo neo-liberal passado era muito simples: cortava-se pouco a pouco o investimento federal naquela instituição, e quando ela tivesse a beira da falência dizia-se que ela não estava funcionando e por isso era melhor privatizá-la.

FHC, de fato, adotou essa estratégia com as escolas técnicas federais. Quem estudava no CEFET entre 2000 e 2002, se estava atento aos acontecimentos, vivia o terror do CEFET privatizado. FHC declarava publicamente que estava na hora de privatizar os CEFETs. É a lei do estado mínimo. Ainda bem que não deu tempo. O CEFET-RN hoje já tem seu orçamento significativamente aumentado, além de ter vários campi no estado inteiro. Os CEFETs dão resultados sim, bastou que se investisse seriamente neles.

Com a PETROBRÁS, aconteceu a mesma coisa. A PETROBRÁS é estatal e é a maior e melhor empresa do país. E uma das maiores e melhores do mundo, com certeza. E está crescendo muito. Não existe nenhuma empresa no Brasil que invista mais em cultura, educação e na sociedade em geral que a PETROBRÁS. E a razão é simples, a empresa não visa unicamente o lucro de sócios, ela é estatal, do povo.

O mundo já quer comprar petróleo e derivados da PETROBRÁS. Isso é transferência de DINHEIRO para o Brasil vindo dos EUA, Europa e Japão. Só dependerá de quanto petróleo a empresa bombeará nos próximos anos. Lula já avisou que o mercado interno tem preferência. Ou seja, quando sobrar petróleo para o consumo interno do país, ele começará a será exportado. Já estamos quase lá.

Leia, ou pelo menos "passe a vista", no que o El País, maior jornal espanhol, publicou sobre a Petrobrás hoje. Clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário