quarta-feira, 8 de abril de 2009

Jimi Hendrix

Cansei de ouvir que Jimi Hendrix foi mais um roqueiro. Ele está muito acima de ser isso. Hendrix foi o instrumentista mais influente do século passado. Eu não estou dizendo que ele foi o melhor, estou dizendo que ele foi o que mais influenciou.

Influenciou mais que Charlie Parker, mais que Miles Davis, mais que Paco de Lucia, mais que Thelonious Monk, mais que BB King, mais que Dizzy Gilespie, mais que todo mundo. Há muitas pessoas, como o próprio Miles Davis e Pat Metheny, que concordam comigo. Os metaleiros, os jazzistas e os eruditos vão ter que engolir isso.

Hendrix saiu de uma família negra e miserável nos Estados Unidos e com apenas 3 CDs de carreira lançados e com 27 anos de vida influenciou não só guitarristas de rock, mas todos os tipos de instrumentistas de vários estilos musicais. A forma solta e livre como tocava blues, funk e rock iniciou uma nova forma de se expressar musicalmente.

Eu não sou necessariamente um grande ouvinte de ROCK, mas não tenho preconceito com os instrumentistas desse estilo. Eu particularmente prefiro Hermeto Pascoal como instrumentista, mas reconheço que sua influência não teve o alcance de teve a de Jimi Hendrix. Como eu já disse, ele transcendeu seu instrumento e seu estilo musical - ele foi um influenciador d'A Música.




Um comentário:

Cabeça de Vento disse...

jimi hendrix foi um grande libertador!